top of page
DRA07889_edited_edited_edited.jpg

APRESENTAÇÃO V EBCCA

A Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB, nos últimos anos têm se preocupado com a qualidade do ensino e da formação em Agronomia no país. Principalmente com o aumento descontrolado de escolas e vagas nos institutos de ensino, tanto na modalidade presencial, quanto à distância. Esse tema foi discutido no XXXI Congresso Brasileiro de Agronomia – CBA (2017) em Fortaleza – CE, com um documento elaborado em Defesa da Qualidade do Ensino em Agronomia.

O tema: Qualidade no Ensino de Agronomia no Brasil ganhou espaço nas discussões em 2018 e 2019 na Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Agronomia CCEAGRO/CONFEA, com a criação de um Grupo de Trabalho sobre a Qualidade de Ensino, visando discutir a abertura descontrolada de Cursos de Agronomia nas modalidades presencial e principalmente EAD (Ensino a Distância). Segundo Sistema Emec (2024) existem 600 escolas de agronomia autorizadas para o funcionamento, sendo 07 (sete) cursos já extintos, 549 presenciais e 44 EAD oferecendo 112.571 vagas nas modalidades presencial e EAD.

Historicamente essa discussão era papel da extinta Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior (ABEAS).

Em 2020 a CONFAEAB criou o Departamento de Integração com o Sistema Educacional, tendo como objetivo discutir e elaborar propostas sobre a qualidade do ensino e da formação na Agronomia no país. Tais como: Posicionamento contrário de 100% EAD na agronomia; Residência Agronômica; Certificação Profissional na Agronomia; Aproximação com MEC/CNE; Exame de Proficiência; Indicação de pareceristas da CONFAEAB junto ao Sistema CONFEA/CREA para abertura de novos cursos de agronomia; Aproximação da CONFAEAB com os Cursos de Agronomia.

Para discutir essas propostas a CONFAEAB por meio deste departamento, organizou quatro Encontros Brasileiros de Coordenadores de Curso de Agronomia (EBCCA), nas cidades de Curitiba-PR (2020), Florianópolis-SC (2021) e Brasília–DF (2022); Pelotas–RS (2023).

 

Neste ano (2024) o V EBCCA ocorrerá em Brasília-DF, nos dias 08 e 09 de agosto na sede da MÚTUA Nacional, no formato híbrido (presencial e remoto). Com o objetivo de reunir os coordenadores de cursos de agronomia, visando uma articulação conjunta de ações em prol da qualidade do ensino e da formação, alinhados ao exercício profissional dos Engenheiros Agrônomos do Brasil. A edição deste ano do encontro serão abordados temas como:

  • Conjuntura Educacional na Agronomia;

  • Exame de Proficiência;

  • Selo de Acreditação;

  • Certificação Profissional e

  • Evasão e Retenção de estudantes de Agronomia.

 

As inscrições podem ser feitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1COY1ZbiB2qZMgJT0IEp8ekQqq3Y0jSxOSqxn5ESw2s0/edit

 

Engenheiro Agrônomo, Prof. Dr. Almir Antônio Gnoatto

Diretor do Departamento de Integração como Sistema Educacional da CONFAEAB.

bottom of page